A situação está muito complicada. Esta derrota, apesar do blog já considerar o mais complicado dos últimos 10 jogos do alvinegro nessa Série B, deixou a torcida desiludida e nada confiante. Não tiro a razão de ninguém, afinal, após a expulsão do Brum e de a bola ter desviado na cabeça do Lucas pra balançar a rede de Wilson eu também fiquei desolado e achei que a Série A seria algo impossível a curto-prazo.

Mas vamos analisar. Chegando em casa já liguei o computador, peguei a tabela de jogos, utilizei a ferramente de simulação de resultados da Globo.com e, aliado da tabela de classificação da Série B fiz análises dos jogos, afinal o que também interfere bastante não é apenas a qualidade do time, mas sim sua situação na classificação na rodada da partida.

Baseado nisso pude tirar conclusões, entre elas duas surpreendentes: o Figueirense pode se classificar em terceiro e pode ir para a última rodada dependendo apenas de suas forças, já no G4. Isso aponta que, nestas três rodadas, nada é impossível.

Consigo levantar alguns tópicos principais:

  • O Figueirense só enfrenta adversários que já não querem mais nada com nada na competição;
  • Jogamos dois jogos seguidos em casa, o que pode posicionar bem o Figueira para a última rodada.
  • Ceará e Guarani se enfrentam já na próxima rodada.
  • Os adversários, principalmente o Atlético-GO, enfrentam equipes difíceis de serem batidas, em grande parte fora de casa, principamente adversários lutando para não cair.
  • A próxima rodada ou crescerá bastante nossas chances ou as deixarão nulas ou praticamente nulas.
  • As partidas de Bahia e Juventude são quase tão importantes quanto as dos times do G4.
  • Vencendo as três nosso critério de desempate (vitórias) bate qualquer outro.
  • Há chances, mesmo remotas, de ficarmos em SEGUNDO!
  • Guarani vencendo uma, ou empatando duas, já não é mais alcançado. Ceará tem que ganhar uma e empatar outra, no mínimo. Atlético-GO tem que ganhar uma e empatar duas, ou vencer duas!

A situação tem semelhanças para com a do ano passado: estamos atrás e precisamos vencer as três partidas para termos chances. Todavia, eu considero a mesma menos complicada que a do ano passado: a grande maioria dos times enfrentam equipes brigando para não cair, com a corda no pescoço e não babas, como nós.

Agora, vamos para a lista de jogos, as secações programadas e as várias hipóteses de acesso do alvinegro:

  • Na primeira rodada podemos crescer drasticamente nossas chances de acesso.

RODADA 36

  1. Figueirense x Bragantino: time que não quer mais nada, dentro de casa – vitória considerada fácil (lembrando que para termos alguma chance é imprescindível vencermos todas).
  2. Ceará x Guarani: o primeiro está a 6 pontos, o segundo a 8. Apostaria que o Ceará vai vencer o jogo, só que qualquer resultado não piora muito a situação do que já está, afinal o Guarani está em má fase e enfrenta adversários complicadíssimos e o Ceará, caso perca, ficaria a 3 pontos da gente. O melhor é uma vitória do Guarani, que enfrenta o recém-goleado Ceará.
  3. Ipatinga x Atlético-GO: a principal partida da rodada – o Ipatinga complicou a vida do Guarani no Brinco de Ouro, até levar um gol de pênalti e, por ser o primeiro time fora da zona da degola, precisa vencer. Será um jogão, daqueles que precisamos secar até as últimas e as chances são boas. Empate ou vitória do Ipatinga estão excelentes. Mesmo que o Atlético vença, ele precisaria vencer mais uma, ou empatar as 2 para subir, ou seja, ainda temos chances consideráveis!
  4. Ponte Preta x Bahia e São Caetano x Juventude: precisamos secar Bahia e Juventude para eles permanecerem na situação que estão – brigando para não cair. Ambos enfrentam adversários complicados por serem jogos fora de casa.
  5. Times no Z4: é  bom torcer para todo e qualquer time que esteja na Zona de Rebaixamento, exceto os dois acima.
  • Acontecendo como previsto, encurtaremos a distância do Ceará para 3 ou 4 (caso empate) pontos e, principalmente, a para o Atlético-GO para 2 ou 3 pontos. Voltamos totalmente para a briga ainda mais considerando que são resultados plausíveis e não fantasiosos. A única simulação horrível seria se o Atlético ganhasse, mas mesmo assim teríamos chances consideráveis.

RODADA 37

  1. Figueirense x Duque de Caxias: Outra partida considerada fácil. Precisamos vencer.
  2. Bahia x Guarani (caso Ceará tenha vencido): super-pedreira para os paulistas, ainda mais fora de casa! Todavia só nos importa caso o Ceará tenha vencido. Apostaria numa derrota do bugre e caso isso ocorra jogará contra um Juventude brigando para não cair na última rodada precisando pelo menos empatar e aí a pressão estará enorme e vimos que os mesmos não sabem lidar com esse fator.
  3. Ponte Preta x Ceará (caso tenha ocorrido outro resultado): nessa situação o Ceará estaria a 3 ou a 4 pontos do Figueirense e enfrentaria a Ponte fora de casa, jogo que não é fácil. Essa é a partida mais fácil entre todos os adversários, praticamente, o que dá para notar que eles só enfrentam pedreira. Empate ou vitória da Macaca, óbvio! Caso ocorra, ou entramos no G4 ou ficamos a 1 ponto dele.
  4. Juventude x Atlético-GO: Mais um jogo dificílimo para nosso adversários. O Atlético estaria ou a 2, ou a 3 pontos da gente, ou seja, uma vitória do Juventude, caso o Atlético tenha empatado; ou um empate do mesmo, caso tenha perdido pro Ipatinga, nos colocaria no G4! Lembrando que mesmo se tenha vencido o Ipatinga, precisaria vencer esta partida para se garantir na Série A!
  5. Times no Z4: é  bom torcer para todo e qualquer time que esteja na Zona de Rebaixamento, exceto Juventude e Bahia.
  • Desta forma pode-se ficar bem claro que, sim, há chances claras de subirmos! Nesta rodada já poderiamos estar no G4 de três formas diferentes: duas derrotas do Ceará, duas do Atlético-GO, ou um empate e uma derrota dos goianos. Até poderíamos estar em TERCEIRO, caso ocorra duas das três hipóteses. E outro ponto importante de salientar é que nenhum destes resultados é fantasioso, todos possíveis graças à posição na tabela do nossos e dos adversários deles.

RODADA 38

  1. São Caetano x Figueirense: nossa partida mais complicada, pois deve ter mala branca para um time com bons nomes. Mesmo assim, o Figueirense é obrigado a vencer, ainda mais caso tenhamos chances claras como explanado, ainda mais que é uma partida mais fácil que quaisquer outras dos adversários.
  2. Guarani x Juventude: como já falado, caso o Bugre tenha perdido as duas últimas partidas, o que pode realmente acontecer, chegará nesta rodada extremamente pressionado, o que o time não sabe levar bem. Era necessário um empate para confirmarem presença na Série A do ano que vem. Pega o Juventude que, espero, esteja ainda brigando para não cair. Lembrando que isso apenas ocorre caso o Ceará tenha vencido na 36a rodada e com isso apenas com o time cearense perdendo as duas partidas poderíamos alcançá-los.
  3. Atlético-GO x Bahia: se tudo der certo o Bahia ainda estará brigando para não cair, o que é bem provável e aí vai ser uma guerra com o Atlético-GO que pode, ou já estar atrás da gente – caso tenha perdido as duas, ou perdido e empatado(e  com isso podemos nos classificar para a Série A empatando apenas)-, ou precisando empatar ou vencer. Lembrando que, caso tenhamos vencido as duas partidas, os goianos só estarão classificados antes da última rodada se tiverem vencidos os dois jogos, o que é improvável em minha visão! Vencendo uma e empatando outra temos que torcer para perderem, vencendo uma e perdendo outra um empate está bom, perdendo as duas o resultado para nós não importa.
  4. Ceará x América-RN: se fosse fora de casa seria melhor, mas mesmo assim o América está jogando com muita raça e mesmo fora de casa deve complicar bastante a vida do Ceará. Se já tenham vencido as duas ou vencido e empato uma, já não alcançamos os mesmos. Todavia, com uma vitória e uma derrota precisamos torcer por uma derrota dos cearenses, com dois empates ou derrota ou empate, com duas derrotas já estaremos na frente e não importa o resultado.

Essa análise completa trazida pelo blog Sangue Preto e Branco espero que tenha conseguido dar uma luz de esperança a cada coração alvinegro – mostrando que sim há chances e que não são tão remotas como todos estão passando por aí – e que caso qualquer uma das várias hipóteses trazidas pelo blog ocorra, estará chorando de alegria no final do ano, comemorando o retorno a Série A!

Portanto a análise tá aí, os jogos estão aí, os dados e as maneiras de subir também! Basta cada um fazer também a sua parte fora de campo, torcendo nas partidas, secando os adversários, que, caso as três vitórias, como no ano passado, ocorram, temos chances claras de acesso!

VAMO FIGUEIRA!

Anúncios